segunda-feira, 15 de julho de 2019

Educação Aberta Online

Este é um mapa conceitual a respeito do capítulo Aprendizagem Aberta, organizado por Frederic M. Litto e João Mattar.

Clique aqui para acessar o mapa conceitual sobre as principais ideias do texto.




LITTO, Fredric; MATTAR, João. Educação Aberta Online: pesquisar, remixar e compartilhar. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Disponível em: <http://www.abed.org.br/arquivos/Educacao_Aberta_Online_Pesquisar_Remixar_Compartilhar.pdf>. Acesso em 12 jul. 2019.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Compartilhando o conhecimento...

Esta é uma resenha colaborativa, desenvolvida na disciplina de Educação Aberta e Redes de Aprendizagem, referente ao capítulo intitulado Compartilhando o conhecimento, de Alvarez et al (2006).

ALVAREZ, Ana Maria Torres et alii. Compartilhando o Conhecimento. Criando comunidades virtuais de aprendizagem e prática. São Paulo. ECA/USP, 2006. Disponível em: <http://ccvap.futuro.usp.br/TMP_UPLOAD/files/tc-secs1177516821196__nusp9.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2019.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

A Educação Aberta - Resenha

Faremos aqui uma resenha a respeito do artigo "Educação aberta na Web: serviços de atendimento aos estudantes", de Marcelo Giordan e Irene Cristine de Mello (2000) - disponível no link.

A abordagem do artigo apresenta uma conexão entre os tipos de atendimentos aos estudantes, mais especificamente de química, com a relação entre professor-aluno presentes. Tais atendimentos são categorizados, pelos autores, como: direcionadores, tira-dúvidas e orientação. As situações apontadas são de alunos que, ao estudarem em casa, sentem a necessidade de buscar na web auxílio para o entendimento de um determinado conteúdo ou estratégia de trabalho. Os autores apresentam três disposições distintas para se deparar na química, são elas: os enfoques de conteúdo, as estratégias de ensino e os instrumentos de avaliação, que se assemelham na possibilidade de resolvê-las através da web, onde o orientador e aprendiz se aproximam pela cooperação entre si. Giordan e Mello (2000) apresentam sites categorizados para o atendimento aos alunos, orientando sobre como e o que encontrar através da web. Conceber o caminho da Educação Aberta e do diálogo através da web proporciona a participação ativa dos sujeitos envolvidos, seja do que aprende ou do que ensina. Desse modo, os meios de comunicação e informação, conforme exemplo apresentado, indicam para uma diversidade de interesses e objetivos e que tornam tais ambientes plurais e abertos.

Referência:
GIORDAN, Marcelo; MELLO, Irene Cristina de. Educação aberta na Web: serviços de atendimento aos estudantes. Química Nova na Escola, v. 12, p. 8-10, 2000.

O uso do GeoGebra Online

No vídeo colocado, é apresentado um tutorial básico para o uso do GeoGebra Online - Geometrias (disponível em: <https://www.geogebra.org...